MCI-Aplicação do Método Científico na Injeção de Plásticos
• Objetivo:
Promover e incentivar a aplicação prática da metodologia e dos conceitos científicos(físicos e químicos) conhecido como MCI (Método Científico de Injeção) na busca da qualidade total e alta eficácia no processo de injeção. Esta metodologia é fundamentada no método SIM (Scientific Injection Molding), criado por John Bozzelli e Rod Grolean no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). A metodologia contempla todo o processo produtivo, desde a entrada da matéria-prima até a embalagem e estocagem da peça final. A partir deste treinamento o profissional será capaz de definir e implantar na sua empresa um processo robusto e estável, que permita manter um confiável padrão de qualidade.
• Conteúdo Programático:
1) Objetivo do MCI:
O MCI objetiva trazer vantagens competitivas para as empresas que o adotam, como:
Redução no tempo de ciclo e economia de energia
Mínimo tempo de parada e maior produtividade
Padronização do processo de injeção
Redução de refugo por falhas
Maior estabilidade dimensional
Melhor entendimento do funcionamento da máquina injetora
2)O que é o MCI?
O MCI é um método que consiste em usar todo conhecimento técnico sobre matéria-prima, máquina, molde e processo de forma científica, a fim de manter um padrão repetitivo de qualidade, estável e eficiente, tornando o processo robusto e solucionando problemas com respostas precisas. Tudo tem como base a física e a química, então tudo que um profissional aprendeu sobre estes dois conceitos, o ajudará com esta metodologia.
3) Fluxo do Processo:
Este método engloba todo o fluxo dentro de um processo produtivo, desde a entrada do material dentro da empresa até a embalagem e estocagem pós moldagem. Tem por base definir um processo robusto e com estabilidade, focando na aplicabilidade dos conceitos teóricos fundamentais ao processo de fabricação por injeção.
4) As bases do SIM:
O MCI é baseado nas ideias do método SIM (Scientific Injection Molding), consagrado há mais de 30 anos por John Bozzelli e Rod Grolean, nos EUA no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Este conceito é super difundido no exterior para padronizar e definir processos, mostrou-se ser uma vantagem competitiva para empresas que se dispõem a adotá-lo.
5)Quais análises conseguem ser realizadas através do MCI?
Todo conhecimento de física e química que o profissional possui irá ajudar dentro deste método, pois isso engloba o conhecimento teórico. Todos os setores que estão diretamente ligados ao processo devem ter o conhecimento sobre o MCI, ajudando assim a manter a robustez e a estabilidade de todo o fluxo dentro do processo produtivo.
Entrando mais a fundo no processo de injeção, o MCI vai alinhar todo o conhecimento com análises estatísticas das etapas do processo de injeção, conseguindo assim manter um padrão de estabilidade dos parâmetros envolvidos, assim como de todo o fluxo que influencia no processo, como por exemplo, a manutenção da máquina injetora.
Alguns dos pontos que são analisados através do MCI são:
Força de abertura
Unidade injetora
Linearização de velocidade e pressão
Anel de bloqueio e balanceamento
Viscosidade do material
Definição de recalque
Janela de processo
Perda de pressão
6) Ganhos com a aplicação do CIM:
As indústrias de transformação de plásticos só tendem a ganhar com novas ações e estratégias que propaguem o conceito do MCI, com o objetivo de ter um processamento estável, robusto e que não seja afetado por pequenas alterações ao longo deste fluxo. Além de manter a eficiência e qualidade na produção, evitando problemas constantes e comuns que existem no processamento de resinas por injeção.
Investir nesta metodologia é favorável financeiramente e não somente uma contribuição ao aprimoramento do conhecimento dos profissionais, contribuindo com a competitividade do mercado de transformação de plásticos e trazendo um benefício de valores para a imagem das indústrias que aderiram a este método.
7) Mudança do profissional depois do curso:
Um profissional formado em MCI, pode afirmar que aprender esta metodologia só tende a agregar conhecimento e informações que transformam a visão de um profissional quando se depara com situações e problemas no processamento por injeção. Contribuindo para uma entrega de melhorias, soluções e otimização do processo de maneira mais assertiva e eficiente.
Se sua empresa tem planos de crescimento e deseja se destacar no mercado contando com profissionais extremamente capacitados, ou você é um profissional do segmento de transformação de plásticos e busca por aperfeiçoamento, conheça mais sobre o MCI.
8)Aplicação no processo:
Aprenda Moldagem por Injeção Científica para Validar um Novo Processo de Moldagem por Injeção de Forma Rápida e Sem Dificuldade.
Uso do Minitab para Criar Janelas de Processo com Design de Experimentos para Demonstrar Parâmetros Ideais Facilmente.
Use uma Pasta de Trabalho de Moldagem Científica que Calcula para você Parâmetros Comuns de Máquinas de Moldagem e seu Impacto na Qualidade do Processo.
Aprenda as funções básicas de um Engenheiro de Qualidade e saiba como assumir o controle sem estresse quando ocorrerem defeitos (Fluxo de Processo de Não Conformidade).
Domine a moldagem científica por injeção de plástico!
Noções básicas de moldagem por injeção científica. Uso do simulador e pasta de trabalho do Excel.
Identificação de cavidades, estudo de fluxo de água do molde e cálculos de tamanho de injeção.
Estudos de temperatura de fusão, cálculos de tonelagem de fixação e estudos de queda de pressão.
Estudo de equilíbrio do molde, otimização da contrapressão e atraso na recuperação do parafuso.
Estudo de curva de reologia, estudo de pressão de compactação/retenção para um processo de defeito zero.
Estudo de congelamento de comporta, otimização de parâmetros da máquina com um design de experimentos.
Noções básicas do Minitab: interface, gráficos e estatísticas básicas.
Testes rápidos de hipóteses e cálculos de tamanho de amostra para controle de processos.
Cálculos fáceis de Ppk/Cpk de análise de capacidade de processo em apenas 5 minutos!
Otimização simples de processos usando regressão linear e quadrática.
• Público Alvo:
Profissionais envolvidos no processo de injeção de plásticos, engenheiros, técnicos, operadores etc...
• Curso On Line: Saiba mais aqui.
São 10 vídeos aulas, disponibilizadas em uma plataforma com login e senha, com duração de aproximadamente 50 à 60 minutos cada.
• Apostilas
• Certificado
• Suporte Técnico